FAQ - perguntas mais frequentes

Temas da FAQ

[Bancos] Materiais e manutenção

De que material são constituídas as coberturas dos vossos bancos?

Para o fabrico das nossas coberturas de bancos, utilizamos produtos de primeira qualidade que respondem às normas em vigor na área da selaria profissional em termos de fogo, resistência à ruptura e ao rasgamento.

As matérias disponíveis em várias cores e texturas são de tecido recoberto por PVC (80 a 90 % PVC e 10 a 20 % para o suporte de algodão ou algodão/poliéster).

Têm bancos em couro natural?

Não.
Trata-se de um material nobre, é certo, mas dificilmente compatível com as exigências de resistência às agressões do tempo (chuva, sol) às quais são submetidos os bancos de motos... A não ser que se sujeite a restrições drásticas (não andar de moto quando chover, etc.), um banco em couro natural torna-se rapidamente uma grande desilusão para o seu proprietário .

Fiquei perplexa com tantas referências a materiais diferentes. Quais são as vantagens de umas e outras? Qual delas é mais antiderrapante?

As diferentes referências correspondem basicamente a variações de cores e texturas, ou seja a resultados estéticos diferentes.

Algumas cores são mais indicadas do que outras para um determinado modelo de moto (da mesma cor do que o material, claro ;-)) esta informação aparece no módulo de composição de bancos quando se revelar pertinente (informação "Material adaptado ao seu modelo" no separador "Cores e materiais" do módulo de composição de bancos).

No que diz respeito à selecção de pretos que correspondem à cor base de uma moto/scooter, o nosso material de predilecção é a referência SEL003 que faz parte de todas as nossas ofertas com preço base para os "bancos de máximo conforto" e "coberturas de banco design".
A referência SEL003 corresponde a um preto denso, dotado de um grão fino com elevadas propriedades antiderrapantes, muito superior à maior parte das coberturas dos bancos de origem de diferentes marcas de motos/scooters.
Este material já mostrou as suas capacidades (há mais de 15 anos) sendo assim considerado seguro.

Se procura algo com propriedades antiderrapantes ainda mais elevadas, para além da referência SEL003, recomendamos a referência Preto SEL065, o resultado estético é completamente diferente já que é de "camurça". Esta propriedade antiderrapante elevada tem o inconveniente de sujar-se com mais facilidade.

Ainda dotada de propriedades naturais antiderrapantes elevadas, a referência Preto SEL085 é uma alternativa às duas referências mencionadas, tem um aspecto de "veludo". Convém salientar que este material é perfeitamente impermeável tal como todas as nossas referências.

Para um resultado mais parecido com os bancos de origem das marcas de motos/scooters, a nossa cobertura de banco simples tem como preço de base a referência do Preto SEL047. As propriedades antiderrapantes deste material já não são tão elevadas e não é tão apelativo a nível da textura como a nossa referência de base SEL003.

Finalmente, informamos que as referências dos materiais SEL106, SEL107, SEL108, SEL109, SEL110, SEL111, SEL112 que conferem aos bancos um óptimo efeito estético, simulando uma parte da carroçaria metalizada são escorregadias e adequadas apenas para uma aplicação em certos elementos decorativos do banco tal como a "faixa dianteira" ou as "cilhas" por exemplo. Estas devem ser evitadas nos assentos, excepto no assento traseiro do Banco de máximo conforto de tipo 3 que procura imitar o capô de um banco.
Gostaríamos que considerasse este pormenor caso um passageiro ocupasse um lugar num assento equipado com este material.

Qual é o nível de impermeabilidade dos vossos bancos?

Todas as nossas referências de materiais são impermeáveis. Uma eventual penetração de água poderá acontecer apenas nas costuras e nos bordados.
No entanto, os nossos bancos são todos sujeitos a uma impermeabilização por baixo da cobertura através de uma película impermeável para que a espuma do seu banco não se transforme em esponja.

Pode dar-me mais informações acerca das costuras e dos bordados?

Os fios utilizados (costuras e realização de bordados) são em nylon com tratamento anti-UV e anti-bolor.

Quais são os melhores procedimentos de manutenção para o meu banco Top Sellerie?

Para a manutenção corrente, lavar simplesmente com uma esponja, água tépida e sabão, passar por água e deixar secar. Evite utilizar demasiada água.
Esta manutenção regular ajuda a preservar o brilho e a luminosidade de origem dos materiais.

Para as manchas difíceis, aplicar, com uma esponja ou uma escova macia, uma solução de água e álcool (percentagem inferior a 30 %); passar por água.

Não utilize álcool puro, acetona, solventes ou detergentes, produtos de manutenção abrasivos, ou ceras: estes produtos podem danificar os vernizes de protecção dos revestimentos e torná-los permeáveis.